sábado, 27 de setembro de 2008

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM (ano A)

Leitura da Profecia de Ezequiel
(Ez 18,25-28)
Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: ‘A maneira de proceder do Senhor não é justa’. Escutai, casa de Israel: Será a minha maneira de proceder que não é justa? Não será antes o vosso modo de proceder que é injusto? Quando o justo se afastar da justiça, praticar o mal o vier a morrer, morrerá por causa do mal cometido. Quando o pecador se afastar do mal que tiver realizado, praticar o direito e a justiça, salvará a sua vida. Se abris os seus olhos e renunciar às faltas que tiver cometido, há-de viver e não morrerá».


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 24 (25)
Refrão: Lembrai-Vos, Senhor, da vossa misericórdia.

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador:
em vós espero sempre.

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças que são eternas.
Não recordeis as minhas faltas
e os pecados da minha juventude.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.

O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses
(Filip 2,1-11)
Irmãos: Se há em Cristo alguma consolação, algum conforto na caridade, se existe alguma consolação nos dons do Espírito Santo, alguns sentimentos de ternura e misericórdia, então, completai a minha alegria, tendo entre vós os mesmos sentimentos e a mesma caridade, numa só alma e num só coração. Não façais nada por rivalidade nem por vanglória; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós mesmos, sem olhar cada um aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros.Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus. Ele, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 21,28-32)
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Eles responderam-Lhe: «O primeiro». Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele».



«NÃO É UM DIZER: É UM FAZER. É UM FAZER QUE É DIZER»*
Os últimos dados estatísticos (2007) sobre a população mundial falam de 6.463.234.000 pessoas no mundo. Dentro deste número incrível, os baptizados na fé cristã são 1.999.563.838. Isso quer dizer que existem dois biliões de cristãos espalhados pelos quatro cantos da Terra. É sem dúvida um número impressionante, que porém gera inevitavelmente uma pergunta:
Onde é que eles andam?

Dois mil milhões! 33% da população mundial! Mas apesar destes números, ainda experimentamos a sensação de viver num planeta onde o Evangelho é relativamente desconhecido. Parece-me que anda por aí muita gente a dizer que “sim”, mas que depois não aparece na vinha para trabalhar. Por onde andam os homens e as mulheres que amam o próximo como a si mesmos? E os misericordiosos, os puros de coração ou os que trabalham para a paz? Onde estão as pessoas que perdoam 70 vezes 7?

Evidentemente as estatísticas não conseguem dar-nos o quadro exacto da difusão da fé cristã. Dentro deste número temos de colocar todas as pessoas que, apesar do baptismo, nunca tiveram a oportunidade de aprofundar a própria fé, e cujo conhecimento da Igreja e do Evangelho permanece a um nível superficial, mais ligado a tradições e outros factores culturais do que propriamente a um verdadeiro caminho de conversão. Mas deste problema falaremos numa outra ocasião. Este Domingo somos convidados a reflectir sobre aqueles cristãos que realmente ouviram a voz do Pai, conhecem o Evangelho, responderam ao chamamento, mas não transformaram o próprio “sim” em gestos concretos.

Não há nada mais perigoso do que a ilusão de viver uma vida cristã.
Um pecador pode sempre arrepender-se, mudar de vida, caminhar na direcção do amor do Pai. No entanto, uma pessoa que diz a si própria «estou bem!», nunca irá procurar mais nada. Quem acredita que não precisa de mudar está condenado à imobilidade, e a nossa fé é Caminho!

É difícil encontrar alguém que se considera um santo (ou que pelo menos o diga abertamente, porque um pouco de humildade fica sempre bem...). Mas é tão fácil encontrar pessoas que não se consideram pecadoras. «Sr. padre, eu nunca matei nem roubei ninguém». Ainda bem! Mas será que se pode viver uma vida inteira consolados com a ideia de não ser réus de crimes tão graves? Quando é que deixamos de nos comparar com os piores e começamos a trabalhar para seguir o exemplo daqueles que são mais generosos, mais honestos e mais justos do que nós?

A nossa vocação é a santidade. O nosso modelo é Jesus Cristo. Não basta dizer “sim”. É preciso unir à convicção das nossas palavras a força dos nossos gestos. É necessário trabalhar e não parar nunca de caminhar na direcção do amor de Deus Pai. E se todos nós o fizermos (dois biliões de pessoas!) então não somos só nós que mudamos, mas o mundo inteiro também se transforma.



(tenham uma boa semana!)

* poema de Octavio Paz, prémio nobel da literatura em 1990


.

2 comentários:

Padre Rodenei Sierpinski disse...

Verdade, carissimo P. Carlos, infelizmente "ninguem" se considera pecador. O teu comentario faz-me lembrar do que falou Gandhi sobre os cristaos: "...os cristaos nao seguem o que esta escrito na Biblia...". A sociedade atual leva-nos a uma apatia desmedida diante do mau que nos circunda. Oxala, pudessemos chorar com os que choram!

Anónimo disse...

O Meu SIM..Compromete-me!
É que isto de ser Cristão Hoje 24 sobre 24 horas não é fácil. Não custa no momento em que estamos na Eucaristia, agora quando saimos aí é que doi...Viver a radicalidade desta fé e deste dom que faz de nós seres Únicos e Filhos de Deus é mais complicado.
Hoje aqui por Peniche vamos viver um momento único (confesso que estou um bocadinho nervosa) vai ser nomeado um novo Prior. Tenho ouvido muita coisa...aqueles que festejam e outros choram...eu sinto-me no meio. Sinto um orgulho imenso pelo meu antigo Prior que amo porque foi o único que conheci, por outro lado também me alegro pelo novo porque acho que já precisava-mos de uma golfada de ar fresco.
Encontro nos Sacerdotes que se disponibilizam para acolher as suas paróquias exemplo vivo de Jesus Cristo e de um SIM que nos faz pôr ao caminho!
Santo Domingo e Boa Semana!
Cris

Arquivo do blogue