quarta-feira, 21 de novembro de 2012

XXXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM (ano B)


Leitura da Profecia de Daniel
(Dan 7,13-14)
Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu, veio alguém semelhante a um filho do homem. Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença. Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza, e todos os povos e nações O serviram. O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino não será destruído.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 92 (93)
Refrão: O Senhor é rei num trono de luz.

O Senhor é rei,
revestiu-Se de majestade,
revestiu-Se e cingiu-Se de poder.

Firmou o universo, que não vacilará.
É firme o vosso trono desde sempre,
Vós existis desde toda a eternidade.

Os vossos testemunhos são dignos de toda a fé,
a santidade habita na vossa casa
por todo o sempre.


Leitura do Apocalipse
(Ap 1,5-8)
Jesus Cristo é a Testemunha fiel, o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen. Ei-l’O que vem entre as nuvens, e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram; e por sua causa hão-de lamentar-se todas as tribos da terra. Sim. Amen. «Eu sou o Alfa e o Ómega», diz o Senhor Deus, «Aquele que é, que era e que há-de vir, o Senhor do Universo».


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 18,33b-37)
Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos judeus?» Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?» Disseram-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?» Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui». Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?» Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».


BOA NOTÍCIA
Viva Cristo Rei!
Daqui a duas semanas começará o novo ano litúrgico e far-nos-á companhia o Evangelho de Lucas com a sua versão da “Boa Notícia”. No próximo domingo, o último com os textos de São Marcos, celebraremos a Festa de Cristo Rei.

É bem estranho este “rei” que somos convidados a celebrar. Um rei sem exércitos, nem castelos, nem armas. Um rei que é algemado e conduzido diante de Pilatos, como um comum criminoso. O governador romano da Judeia conhece bem as acusações que pesam sobre o jovem carpinteiro; acusações de alta traição contra César, apresentadas pelas autoridades judaicas. Porém, diante deste pobre prisioneiro, elas parecem tão descabidas, que Pilatos tem de perguntar: «Tu és Rei?». Sabendo que a pena de morte (e morte de cruz) depende desta resposta, ela torna-se ainda mais surpreendente: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade».

Mas afinal quem é este Rei? E qual é a verdade que Ele testemunha?

A sua realeza é de uma outra ordem: da ordem de Deus. É uma realeza que toca os corações e que, em vez de produzir opressão e morte, produz vida e liberdade. Jesus é Rei e Messias, mas não veio impor a ninguém o seu reinado: veio “apenas” propor, anunciar, testemunhar.

O seu testemunho é a verdade: a verdade de Deus e do amor incondicional e sem medida que Ele derrama sobre o Homem, a fim de o fazer chegar à vida autêntica e definitiva. É esse amor que Jesus testemunha com coragem, mesmo diante das ameaças de morte. É esse amor que constrói, pouco a pouco, o novo Reino. Viva Cristo Rei!

P. Carlos Caetano

in LusoJornal 21.1.2012




.

Sem comentários:

Arquivo do blogue