sábado, 6 de dezembro de 2008

2º DOMINGO DO ADVENTO (ano B)


Leitura do Livro de Isaías
(Is 40,1-5.9-11)
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei-lhe em alta voz que terminaram os seus trabalhos e está perdoada a sua culpa, porque recebeu da mão do Senhor duplo castigo por todos os seus pecados. Uma voz clama: «No deserto preparai o caminho do Senhor, abri na estepe uma estrada para o nosso Deus. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas. Então se manifestará a glória do Senior e todo o homem verá a sua magnificência, porque a boca do Senhor falou». Sobe ao alto dum monte, arauto de Sião! Grita com voz forte, arauto de Jerusalém! Levanta sem temor a tua voz e diz às cidades de Judá: «Eis o vosso Deus. O Senhor Deus vem com poder, o seu braço dominará. Com Ele vem o seu prémio, precede-O a sua recompensa. Como um pastor apascentará o seu rebanho e reunirá os animais dispersos; tomará os cordeiros em seus braços, conduzirá as ovelhas ao seu descanso».


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 84 (85)
Refrão: Mostrai-nos o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.

Escutemos o que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis.
A sua salvação está perto dos que O temem
e a sua glória habitará na nossa terra.

Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade,
abraçaram-se a paz e a justiça.
A fidelidade vai germinar da terra
e a justiça descerá do Céu.

O Senhor dará ainda o que é bom
e a nossa terra produzirá os seus frutos.
A justiça caminhará à sua frente
e a paz seguirá os seus passos.


Leitura da Segunda Epístola de São Pedro
(2 Pedro 3,8-14)
Há uma coisa, caríssimos, que não deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tardará em cumprir a sua promessa, como pensam alguns. Mas usa de paciência para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos possam arrepender-se. Entretanto, o dia do Senhor virá como um ladrão: nesse dia, os céus desaparecerão com fragor, os elementos dissolver-se-ão nas chamas e a terra será consumida com todas as obras que nela existem. Uma vez que todas as coisas serão assim dissolvidas, como deve ser santa a vossa vida e grande a vossa piedade, esperando e apressando a vinda do dia de Deus, em que os céus se dissolverão em chamas e os elementos se fundirão no ardor do fogo! Nós esperamos, segundo a promessa do Senhor, os novos céus e a nova terra, onde habitará a justiça. Portanto, caríssimos, enquanto esperais tudo isto, empenhai-vos, sem pecado nem motivo algum de censura, para que o Senhor vos encontre na paz.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 1,1-8)
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».


DESCUBRA AS DIFERENÇAS
Marcos inicia o seu Evangelho com um pequeno trecho do livro do profeta Isaías. Um extracto que a liturgia da palavra nos propõe na primeira leitura. Mas já viram como a citação não é exacta? Vejam lá se descobrem a diferença:

Uma voz clama: «No deserto preparai o caminho do Senhor» (Is 40,3)

Uma voz clama no deserto: «Preparai o caminho do Senhor» (Mc 1,3)

Encontraram? Para Marcos é «no deserto» que a voz clama, enquanto que para Isaías, a expressão «no deserto» já faz parte da mensagem gritada pela voz. Os textos originais da bíblia não conhecem a nossa pontuação moderna e por isso mesmo não vou perder tempo com uma análise da sintaxe dos textos originais. Para mim o importante é que tenham presente que existem estas duas interpretações diferentes. Duas versões que não se contradizem, mas que se complementam.

Quando se fala de deserto normalmente pensa-se numa terra árida e morta. A água é rara, a vegetação escassa e a vida é quase impossível. Mas do ponto de vista bíblico, o deserto traz à memória uma segunda imagem: depois da fuga da escravidão do Egipto, foi no deserto que os israelitas descobriram a liberdade e nasceram como povo. Foi lá que receberam a Lei e estabeleceram uma aliança com Deus. Apesar da sua aridez e das suas dificuldades, o deserto recorda um período de graça na história de Israel.

Para Marcos, a profecia do Antigo Testamento cumpre-se com a actividade de João Baptista. Ele é a voz que grita no deserto. No meio das dificuldades, do sofrimento, da aridez do deserto, eis que chega o anúncio do Evangelho, que em grego significa “Boa Notícia”.

Para Isaías, a Boa Notícia não só chega «no deserto», mas por causa (!) da experiência do deserto. Ninguém quer sofrer. Ninguém quer conhecer a aridez e a dureza do deserto. Mas essa experiência de sofrimento pode transformar-se em ocasião de graça, revelar à nossa vida um novo sentido, pode ser o momento do encontro com Jesus Cristo. Para Isaías é precisamente nas dificuldades e nas situações difíceis que devemos preparar «o caminho do Senhor».

O deserto é o lugar da solidão, da pobreza, da fragilidade humana. Nada nos pode distrair. Nada nos pode esconder. Estamos nus e sozinhos, mas a nossa solidão não é total. Despojados de tudo não podemos continuar a ignorar a Sua presença. Longe das distracções do mundo criam-se condições privilegiadas para escutar a Sua voz.

Deus disse e diz à humanidade uma única palavra: Jesus. Ele é o Verbo Incarnado, a Palavra que se fez carne e a única, verdadeira, Boa Notícia. Preparai os seus caminhos!

(tenham uma boa semana!)


.

Sem comentários:

Arquivo do blogue