sábado, 1 de janeiro de 2011

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR (ano A)



Leitura do Livro de Isaías
(Is 60,1-6)
Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. Mas sobre ti levanta-Se o Senior e a sua glória te ilumina. As nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. Olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro; os teus filhos vão chegar de longe e as tuas filhas são trazidas nos braços. Quando o vires ficarás radiante, palpitará e dilatar-se-á o teu coração, pois a ti afluirão os tesouros do mar, a ti virão ter as riquezas das nações. Invadir-te-á uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e Efá. Virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando as glórias do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL – Salmo 71 (72)
Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra.

Ó Deus, concedei ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade.

Florescerá a justiça nos seus dias
e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Ele dominará de um ao outro mar,
do grande rio até aos confins da terra.

Os reis de Társis e das ilhas virão com presentes,
os reis da Arábia e de Sabá trarão suas ofertas.
Prostrar-se-ão diante dele todos os reis,
todos os povos o hão-de servir.

Socorrerá o pobre que pede auxílio
e o miserável que não tem amparo.
Terá compaixão dos fracos e dos pobres
e defenderá a vida dos oprimidos.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
(Ef 3,2-3a.5-6)
Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo. Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho.


Leitura de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 2,1-12)
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.


«PUSERAM-SE A CAMINHO»
No dia em que a Igreja celebra a solenidade da Epifania (do grego επιφάνεια que significa “manifestação”) normalmente é anunciada, durante a missa e de forma solene, a data da próxima Páscoa, que em 2011 se celebrará no dia 24 de Abril. Poderá parecer estranho anunciar a data que recorda a cruz, quando nas nossas igrejas ainda podemos contemplar a imagem do presépio, mas se na Epifania celebramos a manifestação de Deus ao mundo, é na Páscoa e no crucifixo que essa revelação atinge a plenitude. No entanto, é-nos já dada, nesta celebração, a possibilidade de intuir a verdadeira identidade de Jesus e os presentes oferecidos pelos magos fornecem-nos algumas “pistas” que não podemos ignorar…

Ouro: uma prenda digna de um monarca. A criança que nasce no estábulo de Belém é o Messias, o Cristo Rei.

Incenso: a resina perfumada normalmente oferecida e queimada nas grandes celebrações religiosas. Jesus é Deus; o Verbo feito carne; o Filho do Altíssimo.

Mirra: quase uma prenda de “mau gosto” para se dar a um recém nascido, se consideramos que é um ingrediente utilizado na embalsamação dos cadáveres. No entanto é um presente que nos recorda que Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que dá a vida; é o Crucificado.

A página do Evangelho de Mateus descreve-nos também algumas das reacções possíveis que podemos assumir diante da notícia do nascimento de Jesus Cristo, nomeadamente podemos reflectir sobre três atitude bem distintas: a de Herodes, a dos escribas e a dos magos.

A Bíblia diz-nos que Herodes «ao ouvir tal notícia (…) ficou perturbado». Imediatamente convocou à sua presença os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, mas não por desejar conhecer a Verdade. Entre a sua vontade e a de Deus, Herodes escolheu a primeira e procura silenciar a segunda. Não lhe interessa que a criança seja o Messias. Para Herodes a única coisa importante é poder continuar a viver como sempre viveu.

Quando Herodes pergunta aos sacerdotes e escribas o lugar onde o Messias deveria nascer, estes não hesitam e dão imediatamente a resposta certa. No entanto, para nossa surpresa, eles não partem com os magos para Belém. Conseguem indicar a estrada justa aos outros, mas não estão dispostos a segui-la. Tal como a atitude de Herodes, também esta reacção é muito comum hoje em dia. Conhecemos a mensagem de Jesus e conseguimos até explicá-la ao mundo, mas falta-nos a coragem de viver a radicalidade do Evangelho e portanto permanecemos numa vida que pouco ou nada se distingue das vidas de quem não tem fé.

A última reacção é a dos magos que nos catequizam, não tanto com as palavras que dizem, mas sim, com os gestos que fazem. Sem perder tempo, lançam-se à estrada e deixam para trás o conforto e a segurança das próprias casas. Têm sede de Deus e por isso colocam-se em Caminho, prontos a abandonar tudo o que conheciam, tudo o que sabiam. E são sempre eles, os magos, que nos dão esta última indicação preciosa: «avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho». O encontro com Cristo muda-nos e obriga-nos a viajar por uma nova estrada. Não podemos voltar a percorrer os velhos caminhos, pois esse encontro (se for verdadeiro, se for autêntico) determinará uma profunda conversão e uma mudança radical de direcção nas nossas vidas.


Um bom domingo a todos e um feliz 2011.




.

Sem comentários:

Arquivo do blogue